RIT Podcast

É Hora de Parar de Pagar a Bolha do Torneio

Se me fosse dado o poder de mudar uma coisa no poker, seria contra as regras “pagar a bolha”.

Eu sei, eu sei, mas me ouça! Estou ciente de que o tema de hoje é muito controverso, mas me permita apresentar meu caso.

bolha poker

Joguei recentemente em um torneio em que 12 pessoas deveriam ser pagas. Quando chegamos a 13 jogadores, alguém perguntou se havia alguma objeção em pagar a bolha. Nesse ponto, o Diretor do Torneio anunciou que era contra a política do clube pagar a bolha. Que? Eu ouvi isso certo? Nossa, fiquei impressionado!

Quando comecei a jogar poker nos anos 70, eles geralmente pagavam apenas três vagas em torneios (independentemente de quantos participantes houvesse). Na verdade, no meu primeiro evento WSOP em 1980, fiquei em quinto e eles só pagaram três lugares. Não havia tal coisa como pagar a bolha naquela época, e eu não esperava ser pago.

Não tenho certeza em que momento se tornou costume pagar a bolha, mas sou contra por várias razões. Em primeiro lugar, se você é o único que vota contra o pagamento da bolha, muitas vezes você está sujeito a abuso de jogadores, assédio e ser xingado por ser “ganancioso”.

Agora, obviamente, um bom Diretor de Torneio não permitirá isso, mas a realidade é que em muitas salas de jogos, o Diretor de Torneio não está presente durante a discussão inicial e não está lá 100% do tempo durante o jogo da mesa final, então o incômodo existe . Todos nós já vimos isso e está errado.

Em segundo lugar, há muita pressão social para que os jogadores concordem em pagar a bolha. A realidade é que geralmente há pelo menos alguns jogadores que realmente não querem pagar a bolha, mas não têm confiança para dizer não e lidar com o fato de serem “o cara mau”.

Vamos encarar, quando um jogador tem 70 big blinds e há vários short stacks com cinco ou menos BBs, não há como o jogador com 70 BBs realmente querer pagar a bolha. Alguns jogadores são mansos e não querem ser encurralados, então eles concordam com relutância. Ter uma regra contra pagar a bolha protege esses jogadores que realmente não querem fazer um acordo.

Outra razão pela qual eu não gosto de pagar a bolha é que isso muda o jogo e tira a capacidade de pressionar os short stacks. Durante a fase da bolha, os jogadores short-stack têm muito a perder ao sair em seguida, então os stacks maiores podem muitas vezes aumentar significativamente suas fichas jogando agressivamente contra os short stacks. Pessoalmente, adoro a fase da bolha, quando os short stacks tentam foldar até chegarem na premiação.

Alguns defensores do pagamento usam o argumento de que “todos nós jogamos por X horas e merecemos pelo menos um pagamento mínimo”. Isto é ridículo. Quando você se registra para o torneio, você sabe que vai jogar por muito tempo se ganhar o dinheiro. Sempre tem que haver um último jogador no torneio que não ganha dinheiro.

A bolha não é paga em outros esportes. Tomemos o tênis como exemplo. O prêmio em dinheiro começa com as eliminatórias da primeira rodada em Wimbledon. Você pode imaginar alguém pedindo para tirar dinheiro da premiação para pagar ao jogador que for eliminado um jogador a menos de se classificar para a primeira rodada?

Já fui short stack na mesa muitas vezes e nunca pedi para pagar a bolha. Na verdade, eu até votei contra quando eu era o stack mais baixo. Eu não jogo para ter meu dinheiro de volta, eu jogo para ganhar. Quando eu ganhar ou ganhar dinheiro, não quero que o prêmio seja diluído porque pagamos a bolha.

O pôquer é um esporte individual, não um jogo de equipe. Os clubes devem aliviar a pressão dos jogadores, não permitindo que quaisquer acordos ou cortes sejam feitos até que os jogadores estejam no dinheiro, e só então por decisão unânime.

Infelizmente, isso não é provável que aconteça. Então, enquanto isso, se você não quiser pagar a bolha, sugiro que, à medida que a bolha se aproximar, você discretamente diga ao diretor que é contra ela. Espero que o diretor lide com isso adequadamente quando o assunto surgir e anuncie: “Houve uma objeção, então o jogo será retomado sem pagar a bolha”.

Escrito por Linda Johnson, que é vencedora de bracelete WSOP e membro do Poker Hall of Fame, Women in Poker Hall of Fame e WPT Honors. Este é um artigo traduzido. O artigo original você encontra neste link.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *