RIT Podcast

PLO5 e PLO6: o Texas Holdem de 15 anos atrás?

A Capinagem

Diversos dos nossos ídolos, carinhosamente chamados de “dinossauros do poker” pela sua larga experiência, são unânimes em dizer: no início do poker no Brasil, tudo era tentativa e erro e bastava saber o conceito de cbet e ranges de open raise que já estava ganhando dinheiro.

A “Era de Ouro”, onde muito jogador fez fortuna, aconteceu a partir da 2a metade dos anos 2000. E quando digo “poker” estou me referindo ao Texas Holdem. O jogo explodiu, especialmente após o efeito Moneymaker, e uma enxurrada de jogadores recreativos inundou o jogo. Era como pescar de bomba no aquário.

Não havia conteúdo disponível. A garimpagem por material para estudo do jogo era trabalhosa. Não havia essa farra do Youtube. Não haviam solvers e ferramentas de apoio. Não havia RIT Podcast. Quem sabia inglês tinha relativa vantagem ao conseguir acessar algo a mais. Os livros sobre o jogo surgiram e foram o primeiro norte. Os fóruns eram uma outra alternativa utilizada. Os jogadores que queriam evoluir precisavam se juntar para discutir o jogo, debater sobre as mãos até que algum solver aparecesse para confirmar as ideias que estavam tendo. Mas era só isso. Pra resumir com uma frase conhecida, no início tudo era mato.

A Multiplicação das Cartas

E por que estou trazendo todo esse cenário? Para trazer a reflexão: o PLO5 e, ainda mais, o PLO6 estão neste momento da história? Eu diria que sim, mas com ressalvas.

Como disse um grande jogador de poker chamado Cazuza, “eu vejo o futuro repetir o passado / eu vejo um museu de grandes novidades”.

De lá até cá as variantes do poker foram surgindo, mas em algumas modalidades os materiais de apoio e ferramentas não acompanharam a demanda do field. O Omaha 4 Cartas não se enquadra nesse cenário. Esta modalidade possui material interessante disponível, mas o mesmo não acontece com o Omaha 5 e 6 Cartas.

O field dessas modalidades cresce de maneira interessante a cada dia, mas o conhecimento disponível não está tão fácil. Dá pra contar nos dedos as pessoas produzindo coisas sobre o PLO5, pelo menos aqui no Brasil. Já existem alguns times de PLO5, mas muito desse conteúdo ainda está ali dentro, preso numa blackbox. Sobre o PLO6 nem vou comentar.

O Mato de Hoje é Mais Verde

Mas falemos das ressalvas, que são importantes.

Quando o Texas Holdem explodiu, não existia nada que o embasasse antes daquilo. O Poker Fechado (Five Card Draw) que era jogado antes não trazia tantos conceitos que ajudassem no Holdem. Era um jogo com uma dinâmica relativamente distante do Holdem.

Hoje é diferente. Quem joga começa no PLO hoje consegue trazer alguns conceitos do Holdem para o jogo. Quem vai jogar PLO5 consegue levar conceitos do PLO. Quem começa no PLO6 consegue trazer conceitos do PLO5. Nota: Não confundam “trazer conceitos” com “jogar do mesmo jeito”, tá ok?

Então o jogador não chega completamente no escuro, como foi no passado. O jogador mais fish que estiver em sua mesa hoje já ouviu falar em range de open raise e equidade. Antigamente muita gente, se vacilar, não sabia nem as regras do jogo direito.

Outra diferença é que essas modalidades, apesar de ainda no início da sua história, já possuem ferramentas que ajudam no estudo do jogo, como o Odds Oracle. Em função das enormes possibilidades de mãos iniciais do PLO5 e PLO6, ainda não foram desenvolvidos solvers para essas modalidades, uma vez que o poder computacional disponível para isso é insuficiente, mas as calculadoras de equidade já estão ai, ainda que com limitações. Por exemplo, no PLO5 você consegue confrontar, dentro do Odds Oracle, range vs range de mãos, sendo que em alguns cenários não é possível receber uma resposta em função do cálculo muito grande. No PLO6 você apenas consegue calcular mão vs range.

Onde está você agora?

Porém, isso é para quem busca evoluir. E sabemos que a maior parte do field é recreativa e joga por diversão, não gasta muito tempo para aprender o jogo. O field está sim amadurecendo aos poucos, mas a oportunidade nessas modalidades é enorme. Muita gente simplesmente não sabe o que está fazendo. Existem semelhanças reais com aquele Texas Holdem incipiente. A pergunta é: você está aproveitando a onda?

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *