RIT Podcast

Que porcentagem de jogadores de poker são vencedores e ganham dinheiro?

Gráfico de pizza representando as ações de diferentes partes dos intervalos de mãos.

Parece que todo jogador de pôquer com quem falo afirma ser um grande vencedor. É bastante óbvio que é impossível para todos ganharem, então fiz algumas pesquisas online para descobrir qual a porcentagem de jogadores de pôquer que ganham dinheiro. Tive dificuldade em encontrar respostas definitivas, então analisei meu banco de dados de pôquer online de longo prazo e usei os dados para descobrir a resposta por mim mesmo.

Então, que porcentagem de jogadores de pôquer é lucrativa? De uma amostra de 609 jogadores de meu banco de dados do Hold’em Manager que jogaram pelo menos 10.000 mãos, apenas cerca de 30% foram lucrativos após o rake. Enquanto 18% dos jogadores foram vencedores sólidos, 49% foram perdedores moderados a significativos. Os 33% restantes jogadores caíram na categoria de pequenos vencedores ou pequenos perdedores.

Embora os dados não me surpreendam necessariamente, existem alguns fatos que são bastante interessantes. Vamos mergulhar um pouco mais nos detalhes e ver o que podemos colher.

Quais são os detalhes do estudo?

Sites de pôquer dos quais a amostra foi obtida

A amostra foi obtida jogando na Winning Poker Network em duas skins, America’s Cardroom e Black Chip Poker . As apostas iam de 10NL a 200NL com uma mistura de No Limit Hold’em e Pot Limit Omaha.

Qual é a divisão exata da porcentagem de vencedores e perdedores?

Grupo de Jogadores# de jogadores% Do pool de jogadoresFaixa de taxa de vitórias
Trituradores305%> 10bb / 100
Vencedores Sólidos8213%3bb a 10bb / 100
Pequenos Vencedores7312%0bb a 3bb / 100
Pequenos perdedores12621%0bb a -3bb / 100
Perdedores moderados15626%-3bb a -10bb / 100
Doadores14223%<-10bb / 100

Quais os maiores ganhos ou perdas por um jogador?

maior vencedor ganhou $ 7.840 enquanto o maior perdedor perdeu $ 15.151 . Claramente, é muito mais fácil perder do que vencer. Apenas 18% dos jogadores tinham o que normalmente é considerado o padrão do que é uma boa taxa de vitória .

Qual a porcentagem de jogadores lucrativos a longo prazo

A porcentagem exata de vencedores de pôquer de longo prazo não pode ser conhecida. No entanto, se você levar em consideração o rake e o fato de que a variância pode fazer os jogadores desistirem durante uma seqüência de derrotas, o número real de jogadores que são lucrativos durante todo o  tempo de vida  é quase certamente muito pequeno; provavelmente algo em torno de 15% ou até menos.

Se você pensar sobre isso logicamente, os perdedores são muito mais propensos a desistir do pôquer e, portanto, constituem uma porcentagem muito maior de jogadores representados em uma amostra ativa .Basicamente , se uma pessoa está ganhando, é muito mais provável que jogue com uma amostra maior ao longo da vida .

Em outras palavras, se eu refizesse esta amostra no mesmo site em 2 anos, uma porcentagem muito maior de vencedores ainda estaria jogando, enquanto uma grande porcentagem de perdedores teria ido embora. É simplesmente inevitável que os perdedores acabem falindo e parem recarregando, a menos que eles melhorem e comecem a ganhar.

O que é considerado longo prazo?

No pôquer, o longo prazo é um daqueles conceitos totalmente subjetivos. Mesmo assim, o que se resume é o número de mãos jogadas nas quais alguém pode ter certeza de que é ou definitivamente um vencedor ou definitivamente um perdedor.

O longo prazo para jogadores ao vivo

Para jogadores ao vivo que podem jogar algo em torno de 30.000 mãos por ano, se tiverem sorte, o longo prazo normalmente começa a entrar em foco em torno de 100.000 mãos . No entanto, como eles estão jogando apenas 1 mesa em jogos normalmente muito fáceis, você pode esperar que a taxa média de vitórias dos jogadores vencedores ao vivo seja maior do que a média dos jogadores vencedores online.

Longo prazo para jogadores online

Eu diria que, para jogadores online em várias mesas, o longo prazo começa a ser alcançado em cerca de 250.000 mãos . Devido à variação de curto prazo, nossa taxa de vitória “real” pode estar errada por um big blind ou três durante uma amostra desse tamanho, mas a trajetória geral deve ser clara.

Vamos dar uma olhada no gráfico dos 10 maiores vencedores da amostra que usei.

Exemplo de gráfico de pôquer com os 10 maiores vencedores do America's Cardroom
Mesmo os grandes vencedores têm downswings

Existem várias coisas impressionantes que você notará quando der uma olhada neste gráfico que se estende por quase 750.000 mãos:

  1. As primeiras 100.000 mãos são break even
  2. Existem pelo menos 3 grandes downswings que duraram 50.000 mãos ou mais
  3. Embora existam vários períodos de “downswing”, a trajetória geral do gráfico em uma amostra tão grande é clara
  4. Mesmo os vencedores de 10bb têm 100k + downswings ou períodos de equilíbrio

Agora vamos dar uma olhada no gráfico dos 10 maiores perdedores.

Os peixes também ganham às vezes

O gráfico dos 10 maiores “fishes” quase comicamente parece uma imagem espelhada do gráfico dos vencedores. Embora a trajetória de perda seja óbvia, você notará que existem períodos de até 50.000 mãos em que esses jogadores estão ganhando.

A fraqueza do field afeta as porcentagens?

A fraqueza geral de um field pode afetar um pouco as proporções, pois o dinheiro tenderá a subir muito mais rápido. Portanto, pode haver mais trituradores e grandes perdedores. No entanto, esta é uma hipótese que é impossível testar, uma vez que os sites de pôquer nos quais jogo são anônimos ou semi-anônimos. 

Como o Rakeback afeta essas porcentagens?

Assumindo que todos os jogadores no pool de jogadores tiraram vantagem de rakeback então, mudaria a proporção geral de vencedores para perdedores. Isso ocorre porque muitos pequenos perdedores agora se tornariam o ponto de equilíbrio e muitos jogadores do ponto de equilíbrio se tornariam pequenos vencedores.

Quanto o rakeback melhora as taxas de ganhos gerais?

Pelo que posso dizer, os 27% rakeback na Winning Poker Network aumentará a taxa de vitória dos jogadores em cerca de 1.5bb / 100. Meu palpite é que isso representaria uma mudança de 5% nas proporções em relação ao lado vencedor. Portanto, cerca de 35% das pessoas venceram e 65% perderam, em vez de 30% e 70%, respectivamente.

Com base em uma melhoria de 1,5bb na taxa de vitória, vamos dar uma olhada em como nossos agrupamentos podem mudar. Não sou um gênio da matemática grande o suficiente para usar os dados limitados do Hold’em Manager para chegar a números exatos, então vou confiar no bom senso e no método WAG. Os números anteriores estarão entre parênteses.

Grupo de Jogadores# de jogadores% de jogadoresFaixa de taxa de vitórias
Trituradores51 (30)8% (+ 3%)> 10bb / 100
Vencedores Sólidos79 (82)13% (+ 0%)3bb a 10bb / 100
Pequenos Vencedores87 (73)14% (+ 3%)0bb a 3bb / 100
Pequenos perdedores133 (126)22% (+ 1%)0bb a -3bb / 100
Perdedores moderados153 (156)25% (-2%)-3bb a -10bb / 100
Doadores106 (142)17% (-7%)<-10bb / 100

Basicamente, 21-39 pessoas de cada categoria foram promovidas para cima em meu sistema de classificação semi-arbitrário. No entanto, apenas 32 de 609 pessoas passaram de status perdedor para status de vencedor .

Esta não é exatamente uma mudança titânica. No entanto, é importante notar que, em ambientes com sistemas de recompensa, é provável que haja mais vencedores do que de outra forma.

No entanto, pensei em salientar que em sites com sistemas de recompensa robustos, tende a haver uma maior concentração de jogadores sérios que procuram tirar proveito dessas recompensas. Esse fator potencialmente compensa o benefício de qualquer sistema de rakeback e faz com que todo o field seja prejudicado. Infelizmente, é melhor guardar esse argumento para outro dia.

O que torna um jogador mais lucrativo do que outro?

Fatores que contribuem para tornar um jogador lucrativo são literalmente a questão de um milhão de dólares. Embora a resposta pareça simples (torne-se um jogador habilidoso), há mais do que isso. Embora definir exatamente o que torna um jogador mais lucrativo do que outro pudesse ser o assunto de livros inteiros, eu escrevi um artigo sobre o assunto chamado Como os jogadores de pôquer profissionais fazem dinheiro , se você quiser dar uma olhada.

Aqui estão as notas sobre as 3 chaves para maximizar o lucro:

  • Jogue contra oponentes piores do que você
  • Seleção de mesa
  • Gerenciamento de tilt

Perguntas relacionadas

Quantos jogadores profissionais de pôquer existem?  Existem poucos dados sobre quantos jogadores de poker existem, muito menos quantos são profissionais. No entanto, um site de estatísticas parece pensar que há pouco mais de 20 milhões de jogadores de pôquer de verdade no mundo. Embora não possamos saber quantos são profissionais, podemos usar os dados reunidos neste artigo para adivinhar quantos jogam bem o suficiente para ter uma boa vida. Meu banco de dados mostra que cerca de 18% dos jogadores são vencedores sólidos. 20 milhões x 18% = 3.600.000.

O pôquer ainda é lucrativo em 2018?  Ganhar dinheiro no pôquer é principalmente encontrar jogadores que jogam pior do que você. Portanto, por meio de um bom site de pôquer e seleção de mesa, qualquer pessoa com uma estratégia razoavelmente boa pode ganhar.

O que é variância?  A variância pode ser positiva ou negativa. Basicamente, o que isso significa é que, durante um determinado tamanho de amostra de mãos que você jogou, você ganhou mais ou menos dinheiro do que o esperado com base em sua taxa de vitória percebida.

Pensamentos finais

Minha maior surpresa com este exercício é perceber que quase metade dos jogadores em qualquer field são fishes absolutos e estão perdendo dinheiro a uma taxa extraordinária. Então, da próxima vez que você jogar, olhe ao redor e perceba que é provável 2 ou 3 jogadores estão apenas lá para doar a todos os outros. Isso deve dar esperança a todos nós de que o pôquer não está morrendo, mas está vivo e bem por décadas. Contanto que você esteja disposto a fazer o trabalho.

Texto original publicado por Jim James, e pode ser encontrado neste link.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *